Manchetes do dia – 17.9.2025

Hora do Povo – Na comparação mensal a principal queda ocorreu na indústria com -1,1%, seguida da agropecuária com -0,8% e serviços -0,2%. Na comparação trimestral a agropecuária sofreu queda de -6,8%, a indústria -0,9% e o serviços vem favorável em 0,2%. Nesse contexto, as previsões dos bancos e demais rentistas são de que o crescimento da economia em 2025 fique em 2,16%, na avaliação do Focus. O próprio governo estimou na semana passada, uma revisão da sua projeção de 2,5% para 2,3% no ano. Lembrando que em 2024 o PIB cresceu 3,4%

Hora do Povo – O pretexto de Giambiagi para o arrocho do salário mínimo baseia-se na tese de que o aumento do mínimo agravaria o endividamento público. Esta tese foi derrubada com apresentação de dados pelo professor Oreiro. Ele comprovou, através do estudo de Carolina Tavares Resende, da Assessoria Econômica da Câmara dos Deputados, e Manoel Pires, do IBRE-FGV, que, ao contrário do que diz Giambiagi, a elevação do salário mínimo, apesar de significar maiores gastos previdenciários, traz muito mais recursos ao Tesouro com a elevação do PIB e da arrecadação.

Jornal GGN – Nathan Caixeta: a condução da política de juros pelo BC não têm estado no farol dos especialistas como deveriam. Ou pelo menos, as questões cruciais e terríveis que deveriam suscitar maior energia no debate público têm sido obstadas não (só) pelo tarifaço, mas falta de criatividade de economistas, jornalistas e agentes do mercado que, por vício, desgosto ou predileção, costumam se debruçar sobre os problemas dos juros altos, da inflação, da institucionalidade da política monetária e do elevado custo fiscal do serviço da dívida pública.

Sputnik – O The New York Times mostra o prejuízo dos agricultores do estado de Dakota do Norte. Grandes produtores de soja, os empresários viram o seu principal cliente, a China, virar as costas para a produção do insumo no Meio-Oeste dos Estados Unidos. De acordo com a publicação, cerca de metade da soja norte-americana é vendida para a China. A Dakota do Norte, por sua vez, tem 70% da produção do grão enviada para o país asiático por meio de ferrovias que cortam o país até portos na costa do Pacífico.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 17.9.2025

Deixe um comentário