Manchetes do dia – 10.9.2025

Hora do Povo –  Analistas de bancos e instituições financeiras permanecem com a projeção da taxa básica de juros (Selic) em 15% no final de 2025, mesmo após a forte perda de desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre deste ano, período que cresceu 0,4% frente ao primeiro trimestre (alta de 1,3%). Já a estimativa de inflação foi mantida em 4,85%, após 14 semanas consecutivas de queda. O mercado também revisou para baixa a expectativa para o PIB de 2025, que caiu de 2,19% para 2,16%.

Jornal GGN – Quase uma década após o início da regulamentação que impulsionou o surgimento das fintechs no Brasil, o cenário é de contradições. O objetivo inicial era modernizar o Sistema Financeiro Nacional (SFN), ampliar a inclusão e reduzir o custo do crédito. No entanto, o que se viu foi o crescimento acelerado de empresas digitais que, embora tenham conquistado espaço e clientes, não conseguiram resolver o problema do crédito caro — e ainda abriram brechas para a atuação do crime organizado.

Boca Paulista – O Ministro da Fazenda Fernando Haddad, sobre a capacidade da autarquia de enfrentar os desafios de um mercado financeiro cada vez mais complexo, tem defendido publicamente que o BC precisa ganhar maior autonomia, dentro do regime público, reafirmando a oposição do Executivo à PEC 65/2023, que propõe a transformação do BC em entidade do direito privado.

Hora do Povo – Para Hudson, a OCX “tornou-se um fórum pragmático para definir os princípios básicos que substituirão a dependência comercial, monetária e militar de outros países em relação aos EUA por comércio e investimento mútuos entre si, cada vez mais isolados da dependência dos mercados dos EUA para as suas exportações, do crédito dos EUA para as suas economias domésticas e do dólar americano para transações comerciais e de investimento entre si”. “O grande problema, é claro, é que os americanos querem explodir o mundo se não puderem controlá-lo e dominar todos os outros países”, alertou.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 10.9.2025

Deixe um comentário