Manchetes do dia – 28.8.2025

Hora do Povo – O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE) caiu 0,5 ponto, para 86,2 pontos em agosto. O recuo foi determinado pela deterioração do Índice de Expectativas (IE) para os próximos meses, que retraiu 1,3 ponto, para 88,1 pontos. Conforme Anna Carolina Gouveia, economista do Instituto, “a gente tem uma taxa de juros muito alta, que é o maior problema que está na cabeça do consumidor neste momento”.

Hora do Povo – Bancos financeiras voltaram a reduzir a projeção da inflação para o final de 2025, que caiu de 4,95% para 4,86%, segundo o boletim Focus do BC. A estimativa para o patamar da Selic (taxa básica de juros) foi mantida em 15% – atual nível. Com mais um corte na inflação esperada e o nível da Selic sendo preservado em 15%, a taxa de juros reais aumenta. Nesse cenário, pelos cálculos da CNI, o juro real deve encerrar 2025 em torno de 10,0% ao ano. No último mês de 2024, a taxa encerrou em 7,0% a.a.

Economistas pela Democracia – A atitude do Banco Central, de foco exclusivo na política de juros altos para forçar a convergência da taxa de inflação para o centro da meta, tem sido a tônica de sua atuação, negligenciando o duplo mandato que a legislação atribui à autoridade monetária: garantir a estabilidade da moeda, mas também assegurar sustentabilidade para a atividade econômica e o emprego. Além de desacelerarem o potencial de crescimento econômico, os juros nas alturas tornam as aplicações financeiras em renda fixa extremamente atraentes.

Economistas pela Democracia – A turbulência no Federal Reserve Bank (Fed), banco central dos Estados Unidos (EUA), ganhou novos contornos de emergência política. Em 1º de agosto de 2025, a economista Adriana D. Kugler, indicação de Joe Biden, anunciou sua renúncia. Poucos dias depois, o presidente Trump declarou publicamente que pretende afastar outra governadora, Lisa Cook, sob a acusação de fraude hipotecária, em ofensiva política clara contra a “autonomia” do Fed.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 28.8.2025

Deixe um comentário