Outras Palavras – A atual condição dependente dos países periféricos, no contexto do sistema capitalista mundial, é resultado de um processo histórico que remete a três circunstâncias: 1. Esses países foram colônias no período mercantilista; 2. Posteriormente, no século XIX , passaram a fazer parte, de forma subordinada, da divisão internacional do trabalho; e 3. Nessa condição, constituíram-se, a partir de então, como um capitalismo singular, distinto do capitalismo dos países centrais (imperialistas).
Sputnik – Arqueólogos anunciaram novas descobertas que indicam a reocupação de Pompeia após a devastadora erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C., que destruiu a antiga cidade romana. Os diretores do sítio arqueológico destacaram evidências de que sobreviventes retornaram à área, mesmo diante das condições adversas. Pompeia, que abrigava mais de 20.000 habitantes, foi parcialmente repovoada por pessoas que não tinham recursos para recomeçar em outro lugar.
Economistas pela Democracia – É a expressão mais brutal de um sistema mundial que substituiu a produção pela extração, a soberania pela dívida, e a vida humana pelo lucro financeiro. Bancos, fundos de hedge e conglomerados financeiros não financiam indústrias, empregos ou inovação. Especulam. Transformam estradas, água, patentes médicas, imóveis e até dívidas públicas em ativos para extração de renda.
Escravidão no Vale do Silício: o que é a escala 996, que foi proibida na China e está sendo adotada nos EUA

Vida e Trabalho – Startups nos Estados Unidos estão testando um novo modelo de trabalho em que a jornada chega a 72 horas de trabalho semanais. No passado, a jornada foi adotada na China e ficou conhecida como “996” —uma escala das 9h às 21h durante seis dias por semana. No entanto, no país asiático, o modelo foi proibido pelo governo dirigido pelo Partido Comunista, enquanto nos EUA, a maior potência capitalista do planeta, está ganhando novos adeptos. A cultura de trabalho acelerada das startups do Vale do Silício está começando a se parecer cada vez mais com o modelo de trabalho proibido na China.



Um comentário em “Leituras de domingo – 10.8.2025”