Manchetes do dia – 26.7.2025

Hora do Povo – Quando os EUA tinham uma economia forte, alguns achavam e defendiam que acoplar o Brasil a eles traria vantagens aos brasileiros. A vida mostrou o contrário. Os 40 anos de “adesão” ao Consenso de Washington arrasaram a indústria brasileira, reprimarizaram a produção, precarizaram as relações de trabalho e empobreceram o país. Agora, que os EUA estão em profunda crise, atrelar o Brasil a este navio à deriva e prestes a afundar seria desastroso. O caminho é outro.

Diário da Região – Merli Diniz: Nelson Rodrigues, um dos maiores dramaturgos brasileiros, criou a expressão “complexo de vira-lata”. e assim o conceituou: “Por ‘complexo de vira-lata”, entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. O brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem.”

CSPB – “Notamos que os funcionários nas empresas que reduziram os dias de trabalho tiveram reduções significativas de burnout, além de melhora na saúde mental e física”, diz Wen Fan, uma das autoras do estudo. “A satisfação com o trabalho também aumentou.” Segundo a pesquisadora, essas mudanças não foram observadas no grupo de controle. A conclusão é de um estudo conduzido pela universidade americana Boston College.

Grabois – “Financeirização, concentração de poder econômico, impactos das transformações tecnológicas e as Big Techs. O contexto atual é marcado pelo desenvolvimento da crise sistêmica do capitalismo – especialmente com a perda de dinamismo das economias dos Estados Unidos, da União Europeia e do Japão –, cujos principais indicadores são baixo crescimento econômico, ampliação da desigualdade de renda e riqueza, precarização do trabalho, concentração e centralização do capital, domínio da financeirização e da ampliação do rentismo e seu parasitismo, em contraste com o dinamismo da Ásia, notadamente de China, Vietnã e Índia.”

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 26.7.2025

Deixe um comentário