Jornal GGN – A taxa de desemprego brasileira chegou a 6,2% no trimestre encerrado em maio. Isso significa 6,8 milhões de pessoas sem emprego: é o menor patamar já registrado há cerca de 10 anos para o período. A título de comparação, no trimestre anterior, 7,5 milhões de pessoas estavam desempregadas no Brasil. Ao mesmo tempo, o número de trabalhadores CLT, com registro, aumentou para 39,8 milhões de pessoas. Ou seja, um aumento de 3,7% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Hora do Povo – O PIB registrou queda de 0,4% em abril de 2025 em relação a março, enquanto a taxa acumulada em 12 meses até abril ficou em 3,1%.Segundo Juliana Trece, a retração refletiu quedas nos setores de agropecuária e indústria, sob a perspectiva da oferta. Do lado da demanda, o consumo das famílias, os investimentos (medidos pela Formação Bruta de Capital Fixo) e as exportações tiveram influência negativa.
Hora do Povo – A decisão do Congresso Nacional de derrubar o decreto do presidente Lula, que elevou as alíquotas do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) fere disposições constitucionais, que dão exclusivamente ao Executivo o direito e o poder de alterar as alíquotas do IOF. O governo avalia a decisão de entrar com um questionamento junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a constitucionalidade da decisão do Congresso. O Planalto defende que os mais ricos paguem mais impostos.
Hora do Povo – A queda do PIB de janeiro a março reverteu um aumento de 2,4% (anualizado) nos últimos três meses de 2024 e marcou a primeira vez em três anos que a economia se contraiu, segundo a AP. Projeções iniciais dos analistas apontavam para 0,3% de alta no período. O desempenho negativo foi impulsionado pela desaceleração do consumo das famílias de 4% registrados no quarto trimestre de 2024 para apenas 0,5%; retração dos gastos do governo federal de 4,6%, a maior desde 2022; e alta de 37,9% nas importações, para driblar o tarifaço.




Um comentário em “Manchetes do dia – 30.6.2025”