Economistas pela Democracia – Com a Selic nesse patamar, o Brasil transfere aproximadamente R$ 1 trilhão por ano em pagamento de juros da dívida pública. Um trilhão. Para se ter ideia, esse valor é quase o dobro do que o país investe, somados, em saúde, educação, transporte e segurança. O Brasil não é pobre — ele é manipulado pelas engrenagens do sistema financeiro, que capturam as decisões públicas e empurram o país para a paralisia.
Hora do Povo – Mauro Benevides Filho (PDT-CE) fez pronunciamentos contundentes, nesta semana, na Câmara dos Deputados, que desmonta a farsa construída pelos encabrestados pelo mercado financeiro sobre o suposto aumento das despesas primárias no Brasil. “Então, o pessoal quer focar na despesa primária, [e dizer] que o governo está gastando, para desviar o assunto da despesa financeira, que esse Congresso é frouxo para poder aprovar qualquer regra sobre despesa financeira”, acrescentou indignado.
Construir Resistência – João Franzin: é verdade que o emprego passa por uma fase de precarização. Mas o capitalismo brasileiro ainda não criou nada melhor que um bom emprego: 13,3 salários por ano, cobertura previdenciária, férias de 30 dias, Fundo de Garantia e multa de 40% para o empregado demitido. Tem mais: empregado demitido tem seguro-desemprego. A lei garante ainda direito à Participação nos Lucros/PLR.
Vermelho – O Ministério das Relações Exteriores do Brasil reforça que a energia nuclear deve ser utilizada somente para fins pacíficos. Além de repudiar o bombardeio orquestrado pelo presidente Donald Trump e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, o governo também se manifestou contra o revide iraniano com mísseis que atingiram áreas do território israelense densamente povoadas, incluindo instalações hospitalares.





2 comentários em “Manchetes do dia – 24.6.2025”