Manchetes do dia – 4.6.2025

Hora do Povo – O Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central alerta sobre os riscos de o Banco Central utilizar a receita de senhoriagem para financiar suas despesas administrativas. De acordo com o sindicato, a medida – prevista na PEC 65/2023 – pode gerar um grave conflito de interesses, distorcendo a atuação da autarquia, já que a instituição passaria a ter um incentivo financeiro para manter as taxas de juros elevadas. Com a PEC 65, a senhoriagem (diferença entre o valor de face das notas de dinheiro e o custo de produção), recurso que o Estado obtém ao emitir moeda, ficaria com o Banco Central.

Vermelho –  Segundo a empresa, ao considerar a composição da gasolina C vendida nos postos — que contém 27% de etanol anidro— a parcela da Petrobras no preço ao consumidor final será reduzida para R$ 2,08 por litro, o que representa uma diminuição de R$ 0,12 por litro. A decisão da estatal deve ter impacto direto na inflação de junho, com analistas estimando um efeito de até -0,10 ponto percentual no IPCA do mês, segundo cálculos de consultorias econômicas.

Engenharia pela Democracia –  Unindo na prática a Engenharia brasileira, as lideranças dos diversos segmentos que marcaram presença e enviaram mensagens foram unânimes na necessidade de dar voz e protagonismo à construção de um Brasil soberano, desenvolvido e com justa distribuição de renda. Não há desenvolvimento sem engenharia, nem engenharia sem desenvolvimento.

Sputnik – Chamada de notificação de abandono voluntário, o documento é enviado quando o pedido de autorização de residência é recusado, por imigrantes que não conseguiram comprovar condições de permanência. De acordo com o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, António Leitão Amaro, a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) está notificando cerca de 2 mil imigrantes por dia. Quem for notificado e não realizar o abandono voluntário poderá ser expulso.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 4.6.2025

Deixe um comentário