Hora do Povo – edição nº 4.001

Toda a verdade em 8 páginas

“Acredito que é uma situação terrível o que está acontecendo. Há uma carnificina. É uma coisa terrível o que está acontecendo. Há um número elevadíssimo [de mortes de] crianças. É algo que a comunidade internacional não pode ver de braços cruzados”, afirmou o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira em audiência pública no Senado. “Há inúmeras iniciativas. Lamentavelmente, nas Nações Unidas, o Conselho de Segurança está paralisado. O poder de veto dos cinco membros permanentes paralisa sempre — de um lado ou para outro — todas as iniciativas”. Acompanhe a manifestação brasileira.

Política

Em roubo no INSS que vem desde Bolsonaro, “Careca” tem carrões apreendidos e funcionário que então denunciou foi ameaçado; já “Bananinha” trai a Pátria pedindo invasão estadunidense no Brasil. Após atraso, Ibama libera Petrobras para testes na Margem Equatorial.

Economia

Enquanto indústria, comércio e serviço desaceleram pelos juros altos, construtores pedem a sua redução para a compra de casa própria e Lula libera crédito mais barato. Mas o Ministro da Fazenda prefere cortar gastos sociais no orçamento e um recorde de 7 milhões de empresas estão inadimplentes.

Geral

Pejotização ameaça previdência e os próprios magistrados do trabalho acionam STF por lesões a direitos trabalhistas. Tarcísio, após insegurança do metrô privatizado, agora ameaça pesquisa em São Paulo. Estudantes e reitores mostram preocupação com cortes de verbas e ensino à distância. E o Brasil leva dois ouros na ginástica.

Internacional

Fome ameaça a vida em Gaza e invasor metralha diplomatas na região; no Marrocos e em Londres, Haia e outras cidades da Europa multidões vão às ruas pelo fim da guerra. Enquanto China reduz juros por crescimento, Japão encolhe e supermercados dos EUA repassam tarifaço para os preços.

Página 8:

“A sanha acumuladora do grande capital privado nunca teve limites. No caso brasileiro, as classes dominantes aproveitaram a onda liberalóide que se seguiu à implementação do Consenso de Washington, a partir dos anos 1980, para avançar na pauta da privatização.” Veja a cobiça sobre os Correios no artigo de Paulo Kliass.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

3 comentários em “Hora do Povo – edição nº 4.001

Deixe um comentário