Manchetes do dia – 6.5.2025

Engenharia pela Democracia – A principal crítica recai sobre as exigências técnicas estipuladas pelo governo Tarcísio de Freitas. Os critérios de diâmetro e comprimento dos túneis fogem completamente do padrão adotado em outras concorrências do metrô paulista, tornando praticamente impossível a participação de empresas brasileiras com histórico de atuação no setor. De acordo com as construtoras nacionais, essas condições beneficiam diretamente companhias espanholas como a Acciona, Sacyr e OHL.

Vermelho – Um dos pontos que compõem a pauta da classe trabalhadora deste ano, entregue pelas centrais sindicais ao presidente Lula, é a luta para ampliar as políticas de geração de trabalho decente, um dos maiores desafios do mundo moderno, que tem passado por um forte e contínuo processo de precarização. “Razão de ser do movimento sindical, a valorização do trabalho deve ser compreendida como uma fonte de desenvolvimento nacional, como por sinal sugere a Constituição Brasileira”.

Hora do Povo – Vieram a tona informações sobre a compra do Banco Master pelo BRB que revelam que o negócio está mais para uma operação de resgate de um banco falido do que uma simples compra de um ativo. Anunciada por seu dono, Daniel Vorcaro, e por dirigentes do Banco Regional de Brasília, a operação de R$ 2 bilhões, provocou muitas suspeitas. Um dirigente do Fundo Garantidor de Crédito informou que a entidade enviou 38 comunicados ao BC pedindo esclarecimentos sobre as falcatruas do Banco Master

Vermelho – O acordo assinado entre Estados Unidos e Ucrânia sobre a exploração da riqueza ucraniana em minerais raros é um flagrante da velha pilhagem do imperialismo estadunidense. Depois de o governo Joe Biden, por intermédio da OTAN, braço militar ianque na Europa, ter maquinado a guerra entre Ucrânia e Rússia para debilitar o poder nacional de Moscou, agora o governo de Donald Trump parte para o saque dos minérios do subsolo ucraniano.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 6.5.2025

Deixe um comentário