Vermelho – Lula alegou como justificativas para os vetos questões relacionadas a inclusão social e a segurança jurídica. Num deles, o presidente vetou o dispositivo que exigia comprovação de deficiência de grau moderado ou grave para a concessão do benefício, tanto administrativa quanto judicialmente. O Diap diz que o segundo veto diz respeito à tentativa de revogar dispositivo do Programa Bolsa Família relacionado ao reingresso de beneficiários.
Hora do Povo – O fim da escala 6×1 é uma pauta que ganhou repercussão no último período, sendo alvo de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que visa garantir seu fim por provocar prejuízo à saúde física e mental dos trabalhadores a médio e longo prazos. Dos entrevistados, 70% disseram acreditar que uma jornada ideal teria de ser de cinco dias, 17% falam em seis e 7% mencionam quatro. A jornada diária máxima de até oito horas é apontada como ideal por 82% e apenas 7% sugere de oito a 12 horas.
Jornal GGN – O Banco Central é uma instituição autônoma dos interesses políticos do Poder Executivo, mas não é autônomo em relação à Constituição econômica, porque é um órgão de Estado e, como tal, deve obediência aos parâmetros constitucionais. Nesse sentido é que deve observar também os objetivos fundamentais da República brasileira, inclusive, o da redução da desigualdade e da erradicação da pobreza. Esses valores devem ser considerados na definição da taxa Selic pelo Copom.
Sputnik – “O crescimento do consumo final foi impulsionado pelo aumento dos gastos das famílias para esse fim (6,5%) e pelo aumento dos gastos do setor público com consumo final (4,5%). O aumento da formação bruta de capital foi impulsionado pela acumulação de capital fixo (10,1%), apesar da redução no crescimento dos estoques de bens circulantes, principalmente produtos acabados e mercadorias para revenda”, destaca o Serviço Federal da Estatística (Rosstat).




Um comentário em “Manchetes do dia – 30.12.2024”