
A resenha semanal da Hora do Povo destaca o prêmio de Vini Jr. como melhor jogador de futebol do mundo.
Política

Ao tempo que o presidente Lula se recuperar de procedimentos cirúrgicos e seu governo encontra aprovação e reprovação populares em patamares semelhantes, a Justiça segue processando os autores do golpe, inclusive com a prisão do General Braga Netto, e de outros próceres do fascismo. O aumento da Selic pelo BC e o pacote fiscal também foram alvo de críticas nos meios políticos brasileiros.
Economia

A alta de mais um ponto na Selic recebeu críticas de das lideranças empresariais e economistas, como causadora de inadimplência das famílias, estagnação da produção e recuo da atividade econômica. Para pagar a conta, o governo insiste na austeridade fiscal, chegando ao [baixo] nível da picaretagem, segundo ex-presidente do BC. O BNDES, no entanto, se esforça em cumprir um modesto papel ao financiar jatos da Embraer para exportação.
Geral

Trabalhadores também se mobilizam contra a alta dos juros e os cortes no salário mínimo e no BCP, atitude considerada terrorismo econômico. Pais de alunos reclamam da privatização de escolas no Paraná, assim como em outros Estados o povo resiste à apropriação privada do saneamento e energia, que pode piorar a carestia, como acontece no caso dos planos privados de saúde. PF avança sobre policiais corruptos, mas o desastre de Mariana segue sem reparação adequada.
Internacional

Pesadamente financiados pelos EUA, terroristas tomam o poder na Síria; Israel avança sobre o território do país e ajuda no afastamento de Assad que, desde o exíio,manifesta confiança no restabelecimento constitucional do seu país. Crise política leva ao impeachment do presidente sul-coreano e retrocesso econômico à queda do governo alemão; na Argentina segue o arrocho neoliberal de Milei e nos EUA os planos de saúde esvaziam os bolsos do povo.

2 comentários em “Hora do Povo – destaques de 11 a 17.12.2024”