Jornal GGN – Nem mesmo a retomada da atividade econômica levou o Banco Central a tirar o pé do acelerador dos juros. Segundo o comunicado divulgado após a reunião, “o cenário mais recente é marcado por desancoragem adicional das expectativas de inflação, elevação das projeções de inflação, dinamismo acima do esperado na atividade e maior abertura do hiato do produto, o que exige uma política monetária ainda mais contracionista”.
Hora do Povo – O tal mercado, eufemismo para o cartel dos rentistas financeiros, decretou e Haddad sancionou que o “PIB potencial” do Brasil está na faixa dos 3% ao ano. Como nos últimos dois anos, o PIB vem crescendo um pouco mais que isso (3,2% em 2023 e estimados 3,3% neste ano), a economia estaria “superaquecida”, o que engendraria pressão inflacionária, exigindo, em consequência, maior aperto na política monetária, isto é, elevação da taxa básica de juros, a Selic, e mais aperto na política fiscal, isto é, corte nos gastos sociais e nos investimentos. “Continuar a subida da Selic e cortar salário e programas sociais significa conspirar claramente contra o crescimento da economia”.
Hora do Povo – A Confederação Nacional da Indústria manifestou, em nota, que “tornar a política monetária ainda mais contracionista é um erro, em um momento em que a política fiscal reduz de forma significativa o impulso fiscal sobre a atividade econômica”. Os empresários destacam que há elementos que não podem ser ignorados, “como a desaceleração já em curso da economia brasileira e a tendência de redução de juros nas principais economias globais”. “O momento é totalmente inoportuno para o Banco Central subir a Selic”.
Vermelho – Primeiro-ministro de Israel responde a três casos criminais enquanto enfrenta mandato de prisão internacional por crimes de guerra em Gaza. Netanyahu foi indiciado em 2019 por acusações de suborno, fraude e quebra de confiança. O julgamento começou em 2020 e envolve três casos criminais, conhecidos como Casos 1.000, 2.000 e 4.000. Como dita o costume no século 21, Netanyahu busca se defender dos processos atacando o poder Judiciário.




Um comentário em “Manchetes do dia – 13.12.2024”