Manchetes do dia – 23.11.2024

Vermelho –  A PF indiciou Jair Bolsonaro por participação em tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado democrático de direito e organização criminosa. Se for condenado pelos três crimes, o ex-presidente pode pegar até 28 anos de prisão. Ao todo, 37 pessoas foram indiciadas, incluindo ex-ministros e outras autoridades do governo passado.

Hora do Povo –  A Polícia Federal encontrou, em gravações dos militares que planejaram assassinar Lula, provas de que o então presidente Jair Bolsonaro foi consultado e sabia do golpe de Estado que estava em curso. As conversas entre o general da reserva Mario Fernandes, que foi secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, e outros membros da quadrilha foram reveladas pela PF através de um programa que permitiu reconstruir dados que haviam sido apagados dos aparelhos.

Jornal GGN –  Morrone, Miebach & Marquetti: a teoria das Finanças F uncionais argumenta que o problema da dívida pública não está no gasto em si, mas nas altas taxas de juros que prevaleceram nas economias após os anos 1980. Para esses economistas, a solução seria uma política econômica mais flexível, com taxas de juros mais baixas, o que reduziria o peso da dívida pública.

Sputnik – Expectativa do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é anunciar as medidas de corte dos gastos públicos no início da próxima semana. Lula teria solicitado à pasta que a Defesa fosse incluída na redução de gastos. “O arcabouço fiscal é uma regra que é excelente para nós mirarmos o equilíbrio orçamentário e trabalhar nossa trajetória da dívida [púbica], retomada em algum momento da queda de juros”, informou Haddad.

Daqui a pouco no Brasil e o mundo

As novas dicas de fim-de-semana

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 23.11.2024

Deixe um comentário