Manchetes do dia – 7.11.2024

Hora do Povo – Agentes do mercado financeiro consultados pelo BC apostam em um aumento de mais meio ponto percentual na taxa Selic, hoje em 10,75%. Em doze meses, até agosto, foram gastos com juros da dívida pública R$ 855 bilhões. “Elevar a taxa de juros aumenta o custo da dívida pública, já que cada ponto percentual a mais na Selic representa cerca de R$ 40 bilhões por ano em despesas com juros da dívida”, destaca a CNI.

Hora do Povo –   A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), criticou a violenta pressão feita por parte da mídia por cortes de investimentos públicos e em programas sociais. Segundo ela, esses veículos de imprensa “vocalizam como verdade universal uma visão que prioriza ajustes fiscais às custas de benefícios essenciais para a população mais vulnerável”. A deputada destacou também que a mídia não cobra do BC ação contra a alta do dólar. “Nada sobre o BC que agora cruza os braços diante da alta do dólar, mas fez 127 intervenções no câmbio no tempo de Bolsonaro”.

CTB – As medidas implantadas sem diálogo adequado com a sociedade e as centrais sindicais, como ocorreu com as Medidas Provisórias 664 e 665, demonstraram um claro retrocesso nos direitos sociais. Grandes centrais sindicais já se posicionaram de forma contundente contra essas propostas de corte, alegando que penalizam os trabalhadores e restringem direitos conquistados ao longo de décadas. O seguro-desemprego, a multa de 40% do FGTS em casos de demissão sem justa causa, e o BPC são pilares fundamentais de proteção social no Brasil.

A tragédia do capitalismo sem estado

Foto por Mehmet Turgut Kirkgoz em Pexels.com

Jornal GGN – Luís Nassif: o tema de um mundo distópico dominado pelo grande capital, no qual as classes pobres enfrentam obstáculos invencíveis para chegar a uma outra dimensão – para conseguir cuidados médicos – está prestes a se tornar realidade. Em 2013, foi lançado “Elysium”, dirigido por Neil Blomkamp, filme onde os ricos vivem em uma estação espacial luxuosa, com acesso a todos recursos médicos e tecnológicos, enquanto os pobres permanecem na terra, em condições miseráveis.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 7.11.2024

Deixe um comentário