Manchetes do dia – 1.11.2024

Hora do Povo – Qualquer coisa que acontece no mundo é motivo para os banqueiros e seus porta-vozes defenderem cortes de gastos e elevação dos juros. Alguns mais esganados chegam a calcular que os cortes de verbas do governo têm que ser de, no mínimo, R$ 60 bilhões. Que os banqueiros e rentistas façam essa chantagem é natural, estão advogando o seu interesse, que é desviar volumosos recursos públicos, ou seja, da sociedade, para seus cofres. Querem embolsar cada vez mais dinheiro.

Hora do Povo –  A Justiça de São Paulo suspendeu o leilão realizado pelo governo Tarcísio de Freitas para privatizar 17 escolas públicas estaduais no Estado. Decisão judicial impede que governador entregue 17 escolas do estado para gestora de cemitérios por R$ 3,3 bilhões. Segundo o juiz Luís Manuel Fonseca Pires, o leilão representa “grave ameaça ao serviço público de qualidade ao se pretender entregar à iniciativa privada por 25 anos as escolas da rede pública”.

Hora do Povo – A obra de Celso Furtado é, em geral, magnífica, pelo que acrescenta ao nosso conhecimento do Brasil – e, também, do mundo, especialmente da maior parte dele, constituído pelos países dependentes do sistema imperialista. Neste sentido, Desenvolvimento e Subdesenvolvimento (1961) é uma obra-prima, imprescindível para o entendimento da opressão e exploração dos países da periferia do capitalismo.

Sputnik – Esquerda e centro-direita vão disputar o segundo turno das eleições presidenciais no Uruguai, marcado para 24 de novembro, quando cerca de 2,7 milhões de eleitores uruguaios vão estar habilitados a eleger o futuro presidente, que tomará posse em 1º de março de 2025 por um período de cinco anos. Estão na disputa o candidato da coalizão Frente Amplia, de esquerda, Yamandú Orsi, que conjuga 35 partidos, e o atual vice-presidente, Álvaro Delgado, do partido de centro-direita, o Partido Nacional.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 1.11.2024

Deixe um comentário