Hora do Povo – Paulo Kliass: a reiterada obsessão manifestada – dia sim, outro também – pelo Ministro Fernando Haddad com a implementação da austeridade fiscal extremista vai criando um conjunto amplo de problemas para a agenda governamental. A adesão unilateral aos diagnósticos e às propostas do campo do financismo provocam consequências sérias e danosas para qualquer programa de natureza desenvolvimentista do governo.
Hora do Povo – O “rombo” nas contas públicas é de mais de um trilhão de reais, mas 77% desse valor não é de responsabilidade nem do poder executivo ou mesmo do poder legislativo, mas de um quarto poder não previsto pela Constituição Federal que é o Banco Central do Brasil, comandado pelo bolsonarista Roberto Campos Neto – indicado pela própria besta do apocalipse – e agora com a aquiescência do indicado pelo Presidente Lula e seu Ministro Fernando Neville Haddad Chamberlain, o jovem Gabriel Galípolo.
Vermelho – O movimento pode repercutir na maior economia do mundo e causar turbulência política a poucas semanas da eleição presidencial. Os 36 portos afetados têm a capacidade combinada de lidar com até metade de todo o volume de comércio dos EUA, e as paralisações interrompem imediatamente as operações de contêineres e embarques de automóveis. Suprimentos de energia e cargas a granel não serão diretamente afetados. Algumas exceções serão feitas para permitir o movimento de bens militares e navios de cruzeiro.
Vermelho – Ao iniciar seu discurso, Cláudia homenageou o presidente Andrés Manuel López Obrador, lembrando que há exatos 19 anos ele proferiu um discurso que “semeou, para sempre, a luta pela democracia” diante de um julgamento de impeachment “cujo único objetivo foi a tentativa de uma fraude antecipada”. A nova presidente lembrou que naquele momento, Obrador disse aos parlamentares: “‘vocês vão me julgar, mas não esqueçam de que a história ainda precisa julgar a vocês e a mim’”.




Um comentário em “Manchetes do dia – 3.10.2024”