Estratégias nacionais de desenvolvimento

Fernando Nogueira da Costa, professor de economia da Unicamp, descreve em quatro blocos quais são as estratégias adotadas por países ao redor do mundo.

O estudo divide-se entre países em estágio de capitalismo maduro, segundo a definição do autor, e mais três grupos de acordo com a dimensão das respectivas forças de trabalho: grande, média e pequena.

O Brasil, embora enfrentando problemas econômicos, devido à polarização e instabilidade política, investe em infraestrutura, modernização agrícola, industrialização em algumas áreas carentes e dependentes de tecnologia estrangeira, como a indústria farmacêutica. As políticas sociais para melhorar a qualidade de vida dos mais pobres […] estão sendo retomadas.

Conheça também o Pensamento Nacional-desenvolvimentista brasileiro.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

4 comentários em “Estratégias nacionais de desenvolvimento

Deixe um comentário