Vermelho – A decisão unânime do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) de manter, pela segunda vez seguida, a taxa básica de juros, a Selic, em 10,5% ao ano, que põe o Brasil na terceira colocação com o maior juro real entre 40 países, deriva da pressão e força do capital financeiro. Aliás, também por “unanimidade”, o mercado, dias antes, havia precificado a manutenção da Selic e já pressiona para que haja aumento da taxa na próxima reunião do Copom.
Jornal GGN – João Furtado: a melhor contribuição que a universidade pode dar à sociedade e ao desenvolvimento do Brasil como um País soberano é a formação de pessoas altamente capacitadas, produtivas e engajadas ativamente na criação de caminhos transformadores. A pesquisa produz conhecimento e capacita pessoas, pessoas capazes de fazerem perguntas relevantes muito mais do que se preocuparem em dar respostas para perguntas ensimesmadas no universo científico, muitas vezes exótico.
Outras Palavras – No país com maior concentração de terras do planeta, a direita a rechaça e a esquerda a subestima. Mas ela será cada vez mais indispensável – para superar o passado colonial do país e alimentar a sociedade, num futuro de crise climática. O propósito é situar a questão agrária no tempo passado e recente e justificar o lugar da questão agrária no futuro.
Sputnik – Tios é a única cidade dos tempos antigos na região do mar Negro que sobreviveu sem que assentamentos modernos fossem construídos sobre ela. Isso a torna valiosa para os arqueólogos, pois é possível conhecer o registro arqueológico completo que sobreviveu, que, neste caso, se estende desde o final do século 5 a.C. ao século 5 d.C. A maioria dos túmulos data do período entre os séculos I e III d.C., quando fazia parte do Império Romano.





Um comentário em “Manchetes do dia – 4.8.2024”