Manchetes do dia – 19.7.2024

Vermelho – “O Brasil é o maior exportador de alimento industrial de todo o mundo. Hoje foi anunciado pela ABIA e o setor da indústria de alimentos R$ 120 bilhões de investimentos, até 2026, em novas fábricas, ampliação de fábricas e pesquisa de desenvolvimento e inovação, e vem ao encontro de duas medidas do governo do presidente Lula”, destacou Alckmin no encontro. “Como é um setor que está crescendo, diminuiu a ociosidade na indústria, vai ter que investir”.

Apito Brasil – O consultor legislativo Luiz Alberto dos Santos enumera inconsistências relativas à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 65/2023. Um dos pontos de fragilidade indicados pelo autor do artigo diz respeito à gestão de pessoas na instituição. Para o advogado, “a ideia de que os futuros servidores possam ser contratados sob regime de emprego, além de fragilizar a própria gestão pública, é inconstitucional”, dentre outros aspectos “porque seus servidores exercem atividades exclusivas de Estado, incompatíveis com o regime de emprego público à luz do art. 247 da Constituição”.

CTB – No entendimento unânime dos dirigentes das centrais a interrupção do processo de redução da taxa Selic e sua manutenção em 10,5%, configurando o 2º maior juro real do mundo, é um entrave para o setor produtivo, para a geração de empregos decentes e para o consumo. A alta taxa só beneficia a especulação e o rentismo. Ela restringe o potencial de crescimento do país e diminui a capacidade de investimentos em serviços públicos essenciais como educação, saúde e infraestrutura, uma vez que obriga o governo a pagar mais juros pela dívida pública.

Hora do Povo – O governo do presidente Luis Arce Catacora está impulsionando a indústria manufatureira nacional com o investimento de mais de 11 bilhões de bolivianos (US$ 1,6 bilhão) na construção de “63 plantas industriais grandes e estratégicas” para o desenvolvimento soberano. As fábricas fazem parte das 150 plantas que o presidente Arce planejou para a industrialização da Bolívia, e consolidar o crescimento com a diversificação de receitas durante o seu mandato presidencial.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 19.7.2024

Deixe um comentário