Manchetes do dia – 23.6.2024

Hora do Povo - “Ele [Campos Neto] foi indicado pelo governo anterior e faz questão de demonstrar que não está preocupado com nossa governança, mas com quem ele se comprometeu”, afirmou o presidente. Lula indicou 4 diretores para o Banco Central, todos ligados a Fernando Haddad, mas, mesmo assim, durante a votação na última reunião do Conselho de Política Monetária (Copom), nesta quarta-feira (19), a manutenção dos juros altos foi decidida por unanimidade, bastante grave neste caso.

Hora do Povo – O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), votou para condenar a 17 anos de prisão, Antônio Cláudio Alves Ferreira, envolvido nos ataques golpistas, em 8 de janeiro de 2023, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Ele foi flagrado pelas câmeras de segurança do Palácio do Planalto destruindo o relógio histórico trazido ao Brasil por Dom João VI, em 1808. A peça foi enviada para restauro na Suíça no começo de 2024. Os ministros podem inocentar o réu ou divergir do relator em relação ao tempo de prisão.

Vermelho - José Carlos Ruy observa no Dicionário Machado de Assis, ainda inédito: “Qualquer leitor que confunda – e não perceba – a relação dialética que há na obra de Machado de Assis, entre o escritor autor dos romances, contos e novelas, e os múltiplos narradores que criou para narrar ficcionalmente os relatos, não compreenderá a aguda crítica social nela apresentada – e que muitos já descreveram como a ‘ironia’ machadiana’ ”.

Sputnik - Ao todo foram sete medalhas de ouro, 20 de prata e 23 de bronze em diversas modalidades. Os judocas brasileiros se destacaram, conquistando três medalhas de ouro nas categorias 100 kg, 70 kg e 57 kg. Duas dessas medalhas foram obtidas mais cedo pelos atletas Shirlen Thais do Nascimento e Lucas Antônio Martins. o Brasil foi anunciado como a sede da próxima edição, que acontecerá em 2025.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 23.6.2024

Deixe um comentário