Manchetes do dia – 10.5.2024

Hora do Povo - O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu a taxa básica de juros da economia (Selic), nesta quarta-feira (8), em apenas 0,25 ponto percentual, de 10,75% para 10,50% numa afronta ao setor produtivo que defende a redução mais acelerada dos juros pelo BC. Por 5 votos a 4, foi decidido reduzir o ritmo da queda da Selic. O voto de minerva foi dado pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto.

Hora do Povo - As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul já somavam 95 mortos, 131 desaparecidos e 372 feridos, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil. “Foram precipitações absurdas. A chuva destinada a todo o Brasil despencou no Rio Grande do Sul e resultou na tragédia que todo o país acompanha, atônito. 70% dos municípios gaúchos em situação de emergência; mais de 850 mil pessoas desabrigadas; rodovias e pontes destruídas”, aponta o vereador em Santa Maria Werner Rempel (PCdoB).

Jornal GGN -  No dia 6 de maio, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo celebrou os 79 anos do Dia da Vitória contra o nazismo. O evento, que contou com a presença do embaixador russo no Brasil, Alexey Labetskiy, o deputado estadual Maurici de Lima e a diplomata Irene Vida Gala, rememorou a vitória da humanidade contra a barbárie fascista. O Brasil foi o único país latino-americano a enviar um corpo expedicionário para combater as forças nazistas na Europa.

Vermelho -  Algumas das empresas mais importantes da Alemanha, incluindo Siemens, BMW, Deutsche Bank, Bosch e Mercedes, anunciaram uma campanha conjunta contra a extrema direita e pelo voto consciente nas eleições para o Parlamento Europeu. Essas empresas assinaram um artigo declarando sua união em uma aliança econômica pela diversidade, compreensão e tolerância, e contra o extremismo e populismo.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário