Manchetes do dia – 22.4.2024

Hora do Povo – O professor Nelson Marconi, economista da Fundação Getúlio Vargas, avaliou que a pressão que o mercado financeiro está fazendo neste momento visa manter as taxas de juros elevadas. “Até porque essa mudança de meio de superávit para zero em 2025 não é nenhuma mudança avassaladora”, afirmou o economista da FGV. “Se o governo tivesse deixado o investimento fora da regra do arcabouço fiscal, nada disso estaria acontecendo”.

CTB - O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, fenômeno que está na raiz da violência que perturba e apavora nosso povo. Em 2022 o país figurava em 14º lugar no ranking global das desigualdades sociais, ao lado do Congo. Com exceção da Colômbia e do Panamá, está em pior situação do que todos as nações latino-americanos. Uma vergonha, produzida e reproduzida diuturnamente pelas classes dominantes, que se comportam como vira-latas perante o imperialismo ao mesmo tempo em que são furiosamente hostis a reformas sociais essenciais, entre elas a agrária e a tributária com critério progressivo.

Vermelho - O resultado pós-pandemia das operadoras de planos de saúde segue em crescimento e atinge lucro líquido de R$ 3 bilhões, em 2023, aponta a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Mesmo com os cofres cheios, os relatos de cancelamento de planos de saúde, inclusive de pessoas idosas e em tratamento prolongado, por parte das operadoras se tornaram corriqueiros, o que evidencia o desrespeito aos consumidores em flagrante avidez pelo lucro, dado os resultados positivos.

Hora do Povo – Ministro do STF afirma que “irresponsáveis ligados às redes sociais” se uniram a “políticos extremistas” para atacar a democracia e a Justiça brasileiras – a Corte Suprema e a Eleitoral. O Judiciário reage “para garantir a democracia” no País, afirmou o magistrado. Ele acrescentou, ainda, que “a Justiça Eleitoral não se abala e continuará defendendo a vontade do eleitor contra a manipulação do poder econômico das redes sociais, algumas delas que só pretendem o lucro sem qualquer responsabilidade”, com as instituições republicanas brasileiras.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 22.4.2024

Deixe um comentário