Manchetes do dia – 21.4.2024

Brasil e o mundo – Um dos inspiradores deste blogue sobre o Brasil é sem dúvida o Alferes Joaquim José da Silva Xavier, de profissão Tiradentes. Seu legado é a nossa bandeira de luta. Se todos quisermos, vamos fazer deste imenso país uma grande Nação.

Hora do Povo - Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, na chamada ‘fuga dos cérebros’ no Brasil, ao menos 35 mil pesquisadores brasileiros deixaram o país para desenvolver pesquisas no exterior. A falta de reconhecimento financeiro e social estão entre os motivos principais que levam os cientistas a escolheram residir em outros países. Ricardo Galvão afirmou que “não adianta ter ciência sendo feita só em instituições de pesquisa, pois assim o país não avança. Precisamos de doutores em empresas que promovam a inovação e o desenvolvimento tecnológico com base no conhecimento científico moderno“.

PCdoB - Osvaldo Bertolino: A Guerrilha do Araguaia faz parte das marcas populares gravadas na história do Brasil de forma indelével. Mas, como convém aos que analisam os acontecimentos históricos à luz dos interesses ideológicos dominantes, a resistência à ditadura militar organizada pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) é majoritariamente apresentada como fato passageiro — um mero choque entre grupos extremados à esquerda e à direita, deflagrado pelos primeiros com a opção da luta armada.

Hora do Povo – “Não tivemos nenhum dano”, afirmou o brigadeiro iraniano Siavash Mihandoust, sobre a provocação com três drones, abatidos em Ishafan, terceira maior cidade do país pela defesa antiaérea, presumivelmente de Israel que, como de rotina, não assume publicamente o que faz. De acordo com o jornal The New York Times, citando fontes anônimas, tratou-se de um “ataque israelense” a um aeródromo militar iraniano. O espaço aéreo chegou a ser fechado, mas os voos já se normalizaram.

Agora no Brasil e o mundo

Intuição

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 21.4.2024

Deixe um comentário