Hora do Povo – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que a meta do governo segue sendo zerar o déficit nas contas púbicas este ano e também no próximo. Para cumprir a meta de 2024, o governo já anunciou a necessidade de bloqueio de R$ 2,9 bilhões do Orçamento Geral da União. A meta fiscal para 2025 era ainda mais apertada, um superávit primário – descontados os juros – de 0,5%, mas, de tão fora da realidade, foi reajustada agora para zero. Tanto a meta deste ano quanto a do ano que vem – mesmo revista – são metas restritivas e incompatíveis com o crescimento sustentado da economia.
Terapia Política - A busca daquilo que o mercado financeiro considera uma “meta fiscal responsável” converteu-se em uma verdadeira obsessão para o ministro da Fazenda desde o início do ano passado. Assim como aconteceu com seus antecessores Antonio Palocci, Joaquim Levy e Paulo Guedes, o atual ocupante do principal posto da política econômica do governo Lula 3.0 mantém uma espécie de profissão de fé em cumprir com os requisitos destruidores da austeridade extremada.
Vermelho - O mapa-múndi tem a marcação dos países que compõem o G20 e dos que têm representação diplomática brasileira, além de algumas informações básicas sobre o país, como população e área, entre outros dados. Os produtos são “de fundamental importância na formação de conhecimento nacional, material informativo de qualidade, porque precisamos de brasileiros cada vez mais conectados com a realidade do país”.
Hora do Povo – Essa taxa de crescimento do PIB foi sustentada por um crescimento sólido nas exportações e um crescimento robusto na produção industrial de alta tecnologia. O que sustenta que o governo chinês está acelerando o desenvolvimento de novas forças produtivas de qualidade para construir novos motores de crescimento, como aprovado nas Duas Sessões Legislativas do início do ano, assinalou ao GT o economista e professor da Escola Cinturão e Rota da Universidade Normal de Pequim, Wan Zhe.





Um comentário em “Manchetes do dia – 18.4.2024”