Manchetes do dia – 18.3.2024

Hora do Povo – O tenente-brigadeiro do ar Carlos Baptista Junior, relata que a partir de novembro de 2022, participou de diversas reuniões com o então presidente e integrantes da cúpula das Forças Armadas. E, de acordo com o depoimento, nesses encontros, Bolsonaro apresentou documentos com teor golpista aos militares. Ele afirmou que em uma das reuniões dos comandantes com o então presidente após o segundo turno das eleições, depois de Jair Bolsonaro, aventar a hipótese de atentar contra o regime democrático, o então comandante do Exército, general Freire Gomes, afirmou que caso tentasse tal ato teria que prender o presidente da República”.

Vermelho - O Clube Militar vai realizar um almoço com tom comemorativo aos 60 anos do golpe que levou à instauração da ditadura militar em 1964. Na ocasião, após os militares tomarem o poder, os partidos políticos foram proibidos, milhares de opositores ao regime foram presos, torturados ou mortos. As eleições para presidente só foram retomadas de maneira indireta em 1985. A importância contínua da luta pela justiça, memória e verdade em relação ao período sombrio da ditadura militar no Brasil. Com isso, o documento ressalta que, mesmo após mais de duas décadas desde o fim do regime autoritário, os desafios persistem e a democracia ainda não foi plenamente consolidada.

Vermelho -  Segundo o professor Eron Bezerra, o modo de produção capitalista é a essência da crise ambiental, que vem se intensificando com transferências de responsabilidades, conceitos deturpados sobre o crescimento populacional desproporcional à produção de alimentos, discursos de créditos de carbono, entre outros: “Ao invés de reduzirem a emissão de CO² dos países de capitalismo avançado pagam para outros fazerem a faxina. É também a falsa ideia de que tem terra demais para pouco índio, pois não precisamos usar mais que 2% do território do Pará para produzir alimentos, e sabemos que a lógica é outra”.

Hora do Povo – O chanceler Mauro Vieira realiza visitas a diversos países do Oriente Médio com o objetivo de reforçar a posição do governo brasileiro pelo imediato cessar-fogo na Faixa de Gaza, onde Israel, através do governo nazista de Benjamin Netanyahu, promove um verdadeiro genocídio que já levou à morte dezenas de milhares de palestinos, principalmente crianças e mulheres. As visitas envolvem Amã, na Jordânia; Ramala, na Palestina; Beirute, no Líbano; e Riade, na Arábia Saudita, países nos quais o ministro das Relações Exteriores do Brasil se encontrará com seus homólogos.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 18.3.2024

Deixe um comentário