Manchetes do dia – 17.3.2024

Vermelho – Nos dias 22 e 23 de março Salvador recebe a segunda edição do Festival Vermelho. O evento realizado pelo PCdoB e pela Fundação Grabois, é a principal festa cultural e política das esquerdas brasileiras. Neste ano, o Festival Vermelho traz o tema “Cultivando a Democracia”, e traz muitos shows musicais, debates, painéis, rodas de conversa, oficinas, além de atrações nas áreas da literatura, teatro, cinema, lançamentos de livros, feira de gastronomia, momentos de festa e de luta com grande envolvimento do público,

Sputnik - Com mais de 60 anos de existência, a Avibras projeta e desenvolve mísseis e foguetes para aplicações militares e pesquisa espacial. A maior parte dos seus clientes são as Forças Armadas internacionais, como Iraque, Arábia Saudita, Catar, Angola, Líbia, Indonésia e Malásia. A companhia também é reconhecida no desenvolvimento de uma extensa classe de propelentes sólidos compósitos de alta energia; em outras palavras, combustíveis para foguetes. Isso torna a empresa brasileira um pivô estratégico e tecnológico no setor da Defesa nacional.

CTB -  Um grupo de deputados bolsonaristas foi barrado no Congresso Nacional dos EUA, em Washington. Na sequência, usaram um púlpito caindo aos pedaços para dar uma “coletiva à imprensa” diante do Capitólio – só que não tinha microfones, câmeras e nem jornalistas. Uma cena patética. Nas redes sociais, o vexame da comitiva nativa foi motivo de chacota, de gozação. Dudu Bananinha foi o orador da turma. O vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos EUA, Jim McGovern, vetou a entrada da comitiva no Capitólio sob a argumento de que era preciso barrar o negacionismo conspiratório.

Outras Palavras – A solução de dois Estados está consagrada no direito internacional e é o único caminho viável para uma paz duradoura. Todas as outras soluções – uma continuação do regime de apartheid de Israel, um Estado binacional ou um Estado unitário – garantiriam a continuação da guerra por um lado ou por outro ou por ambos. No entanto, a solução de dois Estados parece irremediavelmente bloqueada. Não é. Aqui está um caminho.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 17.3.2024

Deixe um comentário