Procrastinação

Dra. Márcia Cruz Araújo

Tratar a procrastinação pode ser desafiador, mas existem algumas estratégias que podem ajudar. Aqui estão algumas dicas que podem ser úteis:

1. Defina metas claras e específicas para suas tarefas, e divida-as em etapas menores. Isso pode tornar as tarefas mais gerenciáveis e menos intimidantes.

2. Utilize técnicas de gerenciamento de tempo, como a Técnica Pomodoro, onde você trabalha por períodos curtos e faz pausas regulares.

3. Identifique os gatilhos que levam à procrastinação e tente evitá-los. Isso pode incluir o uso excessivo de redes sociais, falta de organização ou medo do fracasso.

4. Pratique a autodisciplina e mantenha-se responsável. Isso pode significar encontrar um parceiro de responsabilidade ou simplesmente comprometer-se consigo mesmo a cumprir prazos.

5. Reconheça que a procrastinação é normal, mas não permita que ela se torne um hábito. Aprenda a perdoar a si mesmo e a se recompensar pelo progresso feito.

Nos tempos das listas de tarefas em papel, era produtivo passa-la a limpo todos os dias. Afinal, quanto mais tarefas forem terminadas no próprio dia, mais curta a transcrição se tornará.

Dra. Márcia Cruz, agora no Instagram, dispõe de atendimento terapêutico online e vagas disponíveis com descontos de até 50%, mediante avaliação socioeconômica.

Dela, também, 12 Dicas para os Tempos de Reclusão e Terapia Online, Síndrome do Ninho Vazio, Afinal, o que é ter uma criança ferida dentro de si e O Natal e a psicologia.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “Procrastinação

Deixe um comentário