Manchetes do dia – 17.2.2024

Governo fecha acordo com servidores da Receita Federal

Agência Gov - O secretário de Relações do Trabalho do MGI, José Feijó, destacou  a importância da retomada do diálogo para o sucesso da negociação. “Esse acordo de hoje é na verdade a conclusão de um processo que começou em 2016, quando foi acordado o bônus da Receita Federal e que ainda precisava de regulamentação. O acordo foi regulamentado em 2023 e foi iniciado um processo de conversa com os sindicatos para chegarmos a uma maneira de como implementar esse bônus”, explicou.

Lula pediu desculpas a Brizola e Darcy: “o PT estava errado ao criticar os Cieps”

Hora do Povo - O presidente Lula teve um gesto de grandeza e, ao mesmo tempo, de humildade:“É importante a gente ter humildade para reconhecer que muitos educadores do meu partido nunca aceitaram a ideia do Cieps”, disse o presidente. “Nós agora estamos nos rendendo ao Brizola e ao Darci Ribeiro que ficaram sozinhos defendendo a ideia da escola em tempo integral.

Conheça a Agenda Sindical e quais as expectativas para 2024

Diap – Haverá agenda que vai exigir muita mobilização do movimento sindical. Não apenas porque é ano eleitoral. Mas, sobretudo, porque se trata de ano com pauta desafiadora, que vai prescrever muito discernimento e energia para tocá-la. São 3 frentes desafiadoras: a econômica, com a regulamentação da Reforma Tributária; a social, cuja agenda passa por vacinação contra a dengue e a covid-19 e os programas de transferência de renda, que atingem a metade da população brasileira, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Dilma diz que poder dos Brics cresce rapidamente e PIB já supera G7

Vermelho – “Medidos pela paridade de poder de compra, os países do Brics já respondem por 31,5% do PIB Global, superando o do G7, que representam 30,8%”, diz a ex-presidente, que assumiu a presidência do Banco do Brics em março de 2023. A ex-presidente disse ainda que, de acordo com o FMI, até 2028, os países do Brics serão responsáveis por 35% a 40% do PIB global, enquanto a participação do G7 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, além da União Europeia) cairá para 27,8%.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 17.2.2024

Deixe um comentário