Afinal, o que é ter uma criança ferida dentro de si?

Dra. Márcia Cruz Araújo

Um adulto que tem um trauma relacionado a uma criança ferida de forma psicológica provavelmente passou por alguma situação no passado que o afetou profundamente.

Traumas psicológicos podem ter diversas origens, como abuso, negligência, violência, entre outros. Tais experiências podem ter um impacto significativo na vida adulta, resultando em dificuldades emocionais, relacionamentos complicados e até mesmo problemas de saúde mental estas crenças geradas podem ser ativadas sempre que são chamadas gatilhos emocionais o que leva a pessoa a instabilidade emocional sendo assim é importante buscar suporte psicológico e/ou terapêutico para lidar com essas questões e buscar o melhor tratamento para lidar com estes gatilhos na vida adulta sem afetar os outros ou a si mesmo.

O que fazer?

Cuidar de uma criança interior ferida,requer paciência, compaixão e autocompaixão. Aqui estão algumas sugestões:

Reconheça a dor: Reconhecer que a criança interior está ferida e que essa dor é real é o primeiro passo para iniciar o processo de cura.

Cultive a autoaceitação: Reconheça que a ferida interior é parte de quem você é, e é normal sentir essa dor. Pratique a autoaceitação e evite se julgar ou se culpar por suas emoções.

Busque suporte: Procure terapia ou aconselhamento para ajudar a lidar com essas emoções. Compartilhar e receber apoio de outras pessoas pode ajudar no processo de cura.

Pratique o autocuidado: Cuide de si mesmo da mesma maneira que cuidaria de uma criança ferida. Isso pode incluir meditação, atividades criativas, exercícios físicos, etc.

Reconstrua a confiança: Trabalhe para reconstruir a confiança em si mesmo e nos outros, criando novas memórias e experiências positivas que possam superar as antigas feridas.

Cada pessoa é única, por isso é importante descobrir o que funciona melhor para você. Lembre-se de ser gentil consigo mesmo durante esse processo de cura.

Dra. Márcia Cruz, agora no Instagram, dispõe de atendimento terapêutico online e vagas disponíveis com descontos de até 50%, mediante avaliação socioeconômica.

Dela, também, 12 Dicas para os Tempos de Reclusão e Terapia Online, Síndrome do Ninho Vazio e O Natal e a psicologia.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

3 comentários em “Afinal, o que é ter uma criança ferida dentro de si?

Deixe um comentário