Inflação de 2023 fica abaixo do esperado (4,54%) e desmoraliza pretexto do BC para juro alto

Hora do Povo – A inflação oficial no Brasildeve ficar, de acordo expectativas atualizadas de economistas, em torno de 4,54% em 2023. No início do ano passado as projeções do mercado financeiro foram as de que o IPCA ficasse em torno de 5,31%. O índice deve ficar, portanto, dentro da variação de 1,5% para mais ou para menos da meta de 3,25% estabelecida pelo Banco Central (BC), ou ainda, abaixo do teto de 4,75%. Há dois anos a inflação acontece acima das metas estabelecidas.
Militares: tudo o que ainda falta mudar

Outras Palavras – O golpe foi evitado também pela ação de cinco generais legalistas, dos quinze presentes no Alto Comando do Exército. Foram muito expostos, em especial nas redes bolsonaristas, onde eram chamados de “melancias”. Poderiam ter assumido postos de comando no ministério da Defesa, na Abin, no GSI. Aconselhado por Múcio, Lula preteriu-os, ao menos até agora. Já na PF, destacou-se a ação corajosa do diretor-geral André Passos Rodrigues, que divergiu do comandante do exército e manteve a corporação em posição legalista.
Há cem anos, chegava ao Brasil o modernista Lasar Segall

Construir Resistência - Em janeiro de 1924, cem anos atrás, Lasar Segall desembarcou em Santos para se estabelecer no Brasil com a primeira esposa, a atriz alemã Margarete Quack, e escapar da grave situação econômica da Alemanha. Anos mais tarde, descreveria assim sua chegada: “Revia o Rio de Janeiro com suas altas palmeiras intermináveis, com praias ainda não manchadas pela sombra dos arranha-céus, que durante esse tempo surgiam; também Santos, com navios de todos os cantos do mundo perto de infinitos espaços repletos de bananeiras, e finalmente São Paulo, rodeada por terras de uma cor vermelha e marrom profunda. Imaginava que tudo ao meu redor estava feliz e despreocupado. Sentia-me livre neste mundo novo e diferente.”
Noboa recebe apoio da oposição para enfrentar violência do narcotráfico no Equador

Hora do Povo – A tensão já estava em um crescendo com a fuga do criminoso que chefia o bando Los Choneros, José Adolfo Macías Villamar (Fito), condenado a 34 anos por organizar narcotráfico e participar de assassinato no Cárcere Regional de Guayas. Ele fugiu sem deixar vestígios. Um dos chefões da gangue Los Lobos, Fabricio Colón Pico, também fugiu. Ele tinha sido preso na sexta-feira pelo crime de sequestro e a suposta responsabilidade em um plano para assassinar a procuradora-geral do país. O descontrole geral leva Noboa, há poucos meses de governo, mobilizar por 60 dias as Forças Armadas, dispor de tanques e suspender direitos civis. . Só a tentativa de recaptura de Fito mobiliza mais de 3.000 policiais.

Um comentário em “Manchetes do dia – 12.1.2024”