Servidores federais convocam ato nacional para exigir do governo proposta de reajuste

Os servidores públicos federais estão convocando paralisação e um ato nacional pelo reajuste salarial, na próxima terça-feira, dia 12 de dezembro, das 14h às 16h, com transmissão ao vivo pelo canal do Fonacate (Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado) e no Youtube. As entidades querem que o governo avance nos pontos da pauta de reivindicações e apresente uma proposta efetiva de reajuste para 2024. Segundo o Fonacate, “os servidores vão cruzar os braços, desligar os computadores e realizar atos na frente dos órgãos públicos”. “O governo vai protelar a decisão sobre recomposição salarial para meados de 2024” e “a hora de reagir é agora!”, avalia o presidente do Fonacate, Rudinei Marques.
Governo anuncia R$ 50 bilhões para 124 obras de integração com 11 países vizinhos

O programa “Rotas para a Integração” foi produzido pelo Ministério do Planejamento e terá o financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). Estiveram na cerimônia o presidente do Paraguai, Santiago Peña, e da Bolívia, Luis Arce. O programa conta com 124 projetos envolvendo 11 Estados fronteiriços e 11 países vizinhos. As obras foram incluídas no Novo PAC e deverão ser concluídas até 2026.
2º Festival Vermelho será em Salvador; confira as datas

“Escolhemos fazer no Nordeste, na Bahia, o estado mais negro do Brasil, marcado pelas lutas libertárias e revoltas populares. Nesse sentido, Salvador tem muita identidade com todas as lutas libertárias deste país”, disse a Luciana Santos. “Salvador continua contemporânea.” Em 2022, o 1º Festival Vermelho ocorreu no Caminho Niemeyer, em Niterói (RJ) – a cidade onde o PCdoB foi fundado. Sob o lema “Florescer a Esperança”, o evento foi o ponto alto da celebração do centenário do Partido.
Sebastião Salgado e a esposa plantaram mais de 2,5 milhões de árvores em 25 anos para recriar área da Mata Atlântica

Ao todo, Sebastião e Lélia Salgado plantaram 290 espécies e já restauraram 1.500 acres de terra. O trabalho dos dois já é famoso na região de Aimorés, Minas Gerais. Tudo começou em 1998 quando a área estava devastada. Agora, mais de 20 anos depois, o local ganhou nova vida e está todo verde de novo! A propriedade virou um paraíso de biodiversidade no Brasil. “Minha esposa teve uma ideia fabulosa de replantar esta floresta. E quando começamos a fazer isso, todos os insetos, pássaros e peixes voltaram, e graças a esse aumento de árvore, eu também renasci, esse foi o momento mais importante”, disse Sebastião.

Um comentário em “Manchetes do dia – 10.12.2023”