Manchetes do dia – 22.9.2023

BC reduz 0,5 ponto na Selic e Brasil fica na vice-liderança mundial de juro alto

“Aos 12,75% aa, o Brasil cai à 2ª colocação no ranking mundial de juros reais, caindo após 7 reuniões consecutivas na 1ª colocação e ficamos atrás de México e à frente de Colômbia, Chile e África do Sul”, destacou o Portal MoneYou. Descontada a inflação esperada para os próximos 12 meses, os juros reais no Brasil estão em 6,40%, superando em léguas a taxa média de juros reais de 1,06% entre os 40 países listados no ranking mundial de juros reais.

Consumo de bens industriais cai 2,5% em julho, aponta Ipea

“Este resultado ocorreu em razão do recuo de 3,5% da produção interna destinada ao mercado nacional (bens nacionais) e da alta de 0,2% das importações de bens industriais”, destacou o Ipea. A queda no consumo de bens industriais está ligada diretamente à política monetária contracionista do Banco Central (BC).

STF rejeita marco temporal para demarcação de terras indígenas

Em um importante e aguardado julgamento, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria contra o uso do chamado “marco temporal” como critério para a demarcação de terras indígenas. A tese estabelece que apenas as terras que já eram ocupadas por indígenas até a data da promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988, podem ser demarcadas como terras indígenas. Essa interpretação tem sido objeto de controvérsia e protestos por parte das comunidades indígenas, que argumentam que ela invalida suas reivindicações históricas e legitima invasões e usurpações de suas terras.

Ainda que tardia, condenação de caluniador reconhece inocência do deputado Orlando Silva

Em uma decisão proferida pelo juiz federal Márcio Assad Guardia (8a Vara Criminal Federal de São Paulo), o policial militar reformado João Dias Ferreira foi condenado à pena de 2 anos e 8 meses de detenção, a ser cumprida inicialmente em regime aberto, substituída por prestação de serviços à comunidade e multa de dez salários mínimos (R$ 13.200) ao, hoje deputado federal. O caso remonta a uma reportagem publicada em 19 de outubro de 2011, na revista VEJA, intitulada “Ministro recebia o dinheiro na garagem”. A chamada da reportagem, reproduzindo falsas acusações feitas por João Dias Ferreira, alegava que o ministro recebia propina nas dependências do Ministério do Esporte.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 22.9.2023

Deixe um comentário