Os 10 maiores bilionários tem mais riqueza que os 40% mais pobres, critica Lula na ONU

Aplaudido, Lula abre 78ª Assembleia Geral com forte discurso contra as desigualdades. Presidente defendeu reformas nos organismos internacionais e criticou o neoliberalismo. Ele criticou a concentração de riqueza na mão de poucos, enquanto muitos vivem sob as ameaças da fome. “O destino de cada criança que nasce neste planeta parece traçado ainda no ventre de sua mãe… O mundo está cada vez mais desigual.”
Governo desmente matéria sobre cartão corporativo: “gastos são inferiores aos do governo anterior”

“As despesas pagas nos primeiros sete meses deste ano são inferiores aos valores registrados no ano passado, passando de R$ 8,8 milhões em 2022 para R$ 7,99 milhões em 2023”, afirmou o órgão de comunicação oficial. Uso do cartão corporativo no governo Lula é “resultado do intenso trabalho em curso pela atual gestão para retomar as relações diplomáticas do Brasil com o mundo, abandonadas nos últimos anos”. Não são gastos com motociatas ou passeios.
Ex-assessor de Bolsonaro escapa da CPI e sabota investigação com autorização de Mendonça

O ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal) autorizou que Osmar Crivelatti, ex-coordenador administrativo da Ajudância de Ordens da Presidência da República na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), não comparecer ao depoimento marcado na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do Golpe, em funcionamento no Congresso Nacional. Com essa decisão, o ministro indicado pelo ex-chefe do Executivo sabota as investigações e o inquérito realizado pela comissão que apura os atos antidemocráticos praticados pelos apoiadores de Bolsonaro.
Entenda por que o Brasil abre a cerimônia da ONU desde 1955

Seria uma homenagem ao advogado e político Oswaldo Aranha (1894-1960). O diplomata presidiu a 1ª Sessão Especial da Assembleia da ONU, em 1947. Naquele encontro, deu importante apoio à decisão da Organização pela Partilha da Palestina, que levou à criação do Estado de Israel. Leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/historia/entenda-por-que-o-brasil-abre-a-cerimonia-da-onu-desde-1955/)

Um comentário em “Manchetes do dia – 20.9.2023”