Manchetes do dia – 29.7.2023

Juros esquizofrênicos do BC inibem geração de emprego no país, afirma Marinho

O Brasil encerrou o primeiro semestre deste ano com um saldo positivo de 1.023.540 milhão de empregos formais criados. De acordo com Luiz Marinho, “não fosse o comportamento inadequado do Banco Central, poderia ser, no mínimo, 189 mil em maio. Isso se repete também em junho. Não fosse essa inadequação esquizofrênica dos juros no Brasil, poderíamos estar falando da ordem de 200 mil novos empregos”. “Talvez nós pudéssemos estar comemorando no 1º semestre a ordem de 1,2 milhão ou 1,15 milhão de empregos”, completou.

Simone Tebet: reforma tributária vai garantir o “renascimento da indústria nacional”

Simone Tebet afirmou que essa reforma pode dar ao Brasil “crescimento sustentável e duradouro”. “É o renascimento da indústria”, enfatizou a ministra. “A carga tributária para a indústria hoje é tamanha, a complexidade é tamanha, que nossa indústria não consegue competir com o mundo. Quando você diminui e simplifica a carga tributária você faz com que essa indústria cresça e movimenta a economia. Era a peça que estava faltando”, prosseguiu.

Agências de risco se desmoralizaram com fraudes grotescas na crise do subprime

A euforia extremada de alguns analistas e de parte da mídia brasileira com a elevação da classificação de risco do Brasil feita pela agência norte-americana Fitch (de BBB- para BBB) revela dois problemas que merecem uma reflexão um pouco mais aprofundada. A primeira é a crença dessas pessoas na suposta credibilidade dessas empresas e, a segunda, a expectativa de que o Brasil vai retomar o seu desenvolvimento com base no capital estrangeiro. A credibilidade das empresas de rating após a crise financeira de 2008 atingiu o fundo do poço. Seus diretores quase foram presos e só não foram porque tinham muito poder.

Bolsonaro escondeu alertas da Abin contra seu criminoso negacionismo na pandemia

A abertura de relatórios sigilosos da Agência Brasileira de Informações (Abin) confirma as denúncias, feitas à época da pandemia por especialistas, sobre a atuação criminosa de Jair Bolsonaro diante da maior crise sanitária já vivida pelo país. Os documentos projetavam o aumento no número de casos e mortes no Brasil, enquanto o ex-presidente Jair Bolsonaro boicotava medidas de combate à Covid-19 e o acesso às vacinas. Os relatórios foram produzidos entre março de 2020 a julho de 2021.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 29.7.2023

Deixe um comentário