Lula fala de paz com Papa Francisco e discute comércio e economia com autoridades italianas

Em Roma, o presidente Lula encontrou-se com o ex-primeiro-ministro italiano Massimo D’Alema. Os dois conversaram sobre a conjuntura política do Brasil e da esquerda europeia e da social-democracia na Europa. O presidente foi recebido também pela primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni. Com o pontífice, além do convite ao Círio de Nazaré, Lula conversou sobre formas de encerrar a guerra entre Ucrânia e Rússia.
“Decisão do Copom é um desastre para a economia brasileira”, afirmam Centrais Sindicais

“Infelizmente, o Brasil continua com uma das maiores taxas de juros do mundo. O aperto monetário do Banco Central está asfixiando não só a atividade econômica e a indústria, mas também o consumo das famílias, a produção e a geração de novos postos de trabalho”, diz a nota da central. Afirmando que o movimento sindical brasileiro quer que o Copom reduza urgentemente a taxa básica de juros, a Força Sindical exorta que o BC, a quem o Copom é subordinado, “reduza urgentemente a taxa básica de juros”.
Foro de São Paulo divulga programação do 26º Encontro, em Brasília

A expectativa é de reunir importantes agentes de governo de todo o continente para uma troca de experiências e estratégias para enfrentar os ataques à democracia que avançam por todo o mundo. Sob o lema “Integração regional para avançar a soberania latino-americana e caribenha” , o XXVI Encontro pretende ser um espaço de intercâmbio e articulação das forças progressistas, democráticas e de esquerda. Confira a programação.
A partida dos 70 no vôo da liberdade: se vás para Chile

Por óbvio, para chegar é preciso partir. E a partida foi dramática. O sequestro do embaixador suíço marcou uma mudança no comportamento da ditadura em relação às trocas por presos políticos. Nos três primeiros sequestros tudo se fez em menos de três ou quatro dias, sem negociações. Neste caso, os milicos decidiram dar uma travada no processo e estabeleceram condições, além de passarem a decisão da troca para a mão dos sequestradores. Tive longas conversas em Paris com um dos membros do comando da operação da VPR, Alfredo Sirkis, o único que eu já conhecia quando ambos atuávamos no movimento estudan8l do Rio de Janeiro, ele secundarista e eu universitário.

Um comentário em “Manchetes do dia – 22.6.2023”