Manchetes do dia – 5.6.2023

Campos Neto quer o Brasil submisso ao dólar e diz que é “muito contra” moeda comum

Campos Neto – submisso que é aos EUA e aos bancos – declarou que o uso de moedas comuns  seria uma ideia antiga para tratar de uma questão que não existe mais. Ele. que assumiu a presidência do Conselho Consultivo do BIS no início deste ano, defende a implementação do chamado PIX internacional, sistema Nexus, que está sendo desenvolvido pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês).

Cade avalia rever acordo de desmonte do refino da Petrobrás feito no governo de Jair

“A gente sabe que as diretrizes também mudam sob o ponto de vista econômico e em função da reorganização política do país. O Cade está preparado para isso. A gente já tem conversado com a Petrobrás. O Cade está junto com a Petrobrás e essas conversas continuam. Não só de agora, mas de sempre. Sempre é possível (rever as cláusulas). Todo contrato é possível rever”, disse o presidente do Cade Alexandre Cordeiro.

Pesquisa DataSenado aponta que 80% apoiam lei contra fake news

E 72% dos brasileiros estão “muito preocupados” com a quantidade de notícias falsas que circulam nas redes, enquanto 20% estão “pouco preocupados”. Apenas 7% disseram que não se preocupam com esse tema. A pesquisa ainda levantou que 91% avaliam que fake news trazem riscos para a sociedade e influenciam muito a opinião das pessoas. Pela pesquisa, 82% brasileiros ouvidos disseram que as notícias falsas circulam mais nas redes sociais do que as verdadeiras e 58% admitiram que não é fácil saber quando se trata de fake news ou não.

Em semana de aprovação no Congresso, Mais Médicos bate recorde de inscrições

O Mais Médicos bateu recorde de inscrições de profissionais no lançamento do primeiro edital do novo programa. De acordo com o ministério da Saúde, 34.070 profissionais se candidataram no chamamento que ofertou 5.970 vagas. Dos inscritos, 30.175 profissionais são brasileiros e outros 3.895 são estrangeiros. A estimativa do governo federal é de 45% das vagas sejam destinadas para regiões de “vulnerabilidade social e historicamente com dificuldade de provimento de profissionais”.

Hoje no Brasil e o mundo

Correlação positiva entre consumo das famílias e PIB

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 5.6.2023

Deixe um comentário