Após 80 anos de CLT, o Novo Estatuto do Trabalho?

Merece atenção a revogação da reforma trabalhista, acompanhada de avanços nos direitos do trabalho no Brasil. As Centrais Sindicais apresentaram sua pauta, demandando modificações estruturais nas relações de trabalho, ao lado das melhorias da condição de vida mais urgentes.
Note-se que a proposição do Senador gaúcho data de 2018, mas a recuperação do ambiente democrático agora permite o seu debate com a sociedade e no Congresso Nacional.

Luíz Müller Blog

O 1º de Maio de 1943 esta marcado na história do Mundo do Trabalho no Brasil. Foi o dia em que o Presidente Getúlio Vargas sancionou a CLT – Consolidação das Leis do Trabalho.

A CLT, que foi uma conquista da Classe Trabalhadora brasileira e ajudou a organizar o mundo do trabalho para o Ciclo de Industrialização em que o Brasil estava entrando. Com modificações que iam agregando novos direitos, formas de trabalho e profissões, foi ela que protegeu, na medida das condições políticas do país, os direitos dos trabalhadores.

Com o Golpe de 2016, o retrógrado empresariado brasileiro conseguiu o que não havia conseguido nem durante a Ditadura Militar: extinguir a CLT sob o argumento da “modernização das relações de trabalho”. Com Temer e Bolsonaro, veio a “Reforma Trabalhista”.

O resultado da “deforma trabalhista” é a desorganização das relações de trabalho, a precarização do trabalho advinda de uma…

Ver o post original 438 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Após 80 anos de CLT, o Novo Estatuto do Trabalho?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: