Superação do Neoliberalismo

Em “Olhar estrangeiro sobre a economia brasileira“, Fernando Nogueira trouxe os elementos do seminário do BNDES relativos às questões de momento, em especial a decisão do Copom de manter elevada a taxa básica de juros. Agora é a vez da questão de fundo: a incongruência do liberalismo com a vida no planeta e o avanço da humanidade.

Blog Cidadania & Cultura

O jornalismo econômico destacou no Seminário realizado no BNDES sobre Estratégias de Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI, em 20 e 21 de março de 2023, mais as falas das autoridades brasileiras e menos as de alguns notáveis convidados estrangeiros. Sugeriu todos terem apenas reforçado o coro pela redução dos juros no Brasil como eles falassem sob encomenda.

Jeffrey Sachs, evidentemente, como qualquer economista não neoliberal, reconheceu o Brasil sofrer com taxas altíssimas, não justificadas pela situação fiscal do país. Disse não ser hora de austeridade fiscal, mas sim de ampliar investimentos, especialmente os públicos, para a economia brasileira sair da situação “empacada” nos últimos dez anos.

“O Brasil é punido políticas de juros altos do Banco Central difíceis de explicar. A situação fiscal do Brasil é totalmente distorcida através desses juros extraordinariamente altos sem serem motivados pelos fundamentos fiscais”, afirmou o professor da Universidade Columbia e diretor…

Ver o post original 1.112 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Superação do Neoliberalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: