
Ora transcorre o curso de desenvolvimento econômico do ENAP, conduzido pelo professor José Luis Oreiro, da Universidade de Brasília. Em sua página, o economista adianta materiais das lições ministradas sobre o tema de extrema atualidade no Brasil.
Com o objetivo de “apresentar as principais abordagens teóricas para a questão do desenvolvimento desigual entre as nações”, Oreiro procura demonstrar os efeitos da oferta e demanda no desenvolvimento econômico. Destacamos alguns dos diapositivos ilustrativos que tratam da indústria e da demanda agregada.
Em “Industrialização e Crescimento“, o professor foca nas leis de Kaldor:

No mesmo módulo, Oreiro aborda o papel da indústria no processo desenvolvimentista.

Dentre os muitos aspectos tratados sobre os modelos de crescimento liderados pela demanda, destacamos:
Os investimentos para a obra de reindustrialização não dependem somente da poupança existente, mas podem ser financiados por criação de moeda no sistema financeiro.

Note-se que a demanda não se restringe à capacidade de consumo dos agentes econômicos, mas vai além, ao patamar da necessidade de cada vivente, em ambiente sustentável. Por ocasião do último pleito, apresentamos ao então postulante ao governo de São Paulo e hoje Ministro da Economia Fernando Haddad, entre outros aspectos, a ideia de um plano público de produção, baseado na demanda popular e orientado ao pleno emprego das pessoas e dos meios de produção nos entes federativos.
Um comentário em “Desenvolvimento econômico”