Governo Bolsonaro optou por esconder as joias com ‘nada a declarar’, diz servidor da Receita

O assessor do ex-ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, tentou esconder as joias, presentes do governo da Arábia Saudita para Bolsonaro e a então primeira-dama Michele, ao escolher a via “nada a declarar” na alfândega do Aeroporto Internacional de São Paulo. Assessores e outros subordinados não fazem o querem. Fazem o que mandam. Segundo o ditado popular, essa regra é inescapável: manda quem pode, obedece quem tem juízo.
Para Sindifisco, conduta de servidor que reteve entrada ilegal de joias foi “exemplar”

“O procedimento realizado pelo Auditor-Fiscal responsável, conforme relatado, é rotina do trabalho da Aduana, que se inicia com a seleção do passageiro para inspeção, ao qual é solicitado que passe sua bagagem pela máquina de raio x. Quando o equipamento revela material ou objeto de interesse, a bagagem é encaminhada à inspeção física. No caso do ouro, material de alta densidade que os raios x não atravessam, é necessário realizar a inspeção física, para averiguar possíveis itens não visíveis por meio do equipamento”, diz a nota.
“Juro para empréstimo consignado é alto e injusto com aposentados”, afirma Lupi

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, defendeu a redução da taxa de juros cobrada para o empréstimo consignado. “A taxa cobrada hoje é alta. A inflação do ano passado foi 6%. Isso é muito injusto com a área mais carente da sociedade. A taxa do consignado varia entre 1,80% e 2,14% ao mês. Só que no cartão é de 3,06%. Por que diferenciar se é o mesmo beneficiário? A garantia do próprio salário diminui quase 100% o risco”.
Em 30 dias de operação, FAB enviou 400 ton de ajuda humanitária à Terra Yanomami

O maior território indígena do Brasil passa por uma grave crise humanitária e sanitária em que dezenas de adultos e crianças sofrem com desnutrição grave e malária causada pela invasão do garimpo ilegal na região. A situação se agravou com o incentivo pelo governo Bolsonaro aos criminosos e seu o boicote à atuação das instituições públicas na terra indígena. Desde o dia 20 de janeiro, a região está em emergência de saúde pública.
Um comentário em “Manchetes do dia – 7.3.2023”