Investimento Direto no País

Salta aos olhos o fato de a queda quinquenal de quase 40% no Investimento Estrangeiro Direto, observada em 2015, não ser acompanhada pela redução do número de participantes estrangeiros na economia brasileira. Ao contrário, o aumento de investidores em 23% no lustro indica que interessados de fora compraram plantas prontas por preço mais barato e, com isso, pouco contribuíram para a expansão do parque produtivo brasileiro, ampliando o seu domínio sobre o que já havia sido construído no período anterior.

Blog Cidadania & Cultura

O Banco Central do Brasil publica, anualmente, um Relatório de Investimento Direto (RID). Ele apresenta estatísticas e análises dos fluxos e das posições ativas e passivas de investimento direto desde 2016, embora o referente ao ano passado esteja atrasado por conta da greve de seus servidores.

O foco da publicação é a participação no capital das empresas, principal componente do investimento direto no caso da economia brasileira. O RID aborda também operações intercompanhia e fluxos de rendas associados ao investimento direto.

O investimento direto é a categoria de investimento de maior destaque no relacionamento econômico e financeiro do Brasil com o resto do mundo. No fim de 2020, a posição de Investimento Direto no País (IDP), ou seja, a posição passiva de investimento direto, atingiu US$ 521,3 bilhões, equivalentes a mais da metade do total de passivos externos do país.

Segundo o padrão histórico, os ingressos líquidos de…

Ver o post original 1.189 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: