Intenção de voto do eleitor da Baixada Santista

A Badra Comunicação consultou, no início de junho, a intenção de voto de 1.056 eleitores que estavam em 52 pontos de grande circulação de 7 dos 9 municípios da Baixada Santista – ficaram de fora Bertioga e Itanhaém.

Os entrevistados de Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Mongaguá e Peruíbe manifestaram-se de forma equilibrada entre os dois pré-candidatos (Lula e Bolsonaro) nacionalmente mais destacados nas pesquisas do tipo: cerca de um quarto pretende votar em cada um dos dois, pouco mais de um terço revela essa intenção quando confrontados com uma lista de possíveis pretendentes ao Planalto e 40 e poucos porcento tem posição de rejeição a cada um deles. A terceira via de algum destaque é o nome de Ciro Gomes.

É nítida, na pesquisa, a preferência por Lula entre as eleitoras e os votantes de menor renda e idade, ocorrendo o oposto entre os mais velhos e abastados.

Nas eleições majoritárias estaduais há preferência, embora não absoluta, pelo ex-prefeito de São Vicente e ex-governador de Estado Márcio França, que no pleito parlamentar aparece tecnicamente empatado com Sérgio Moro, cujo domicílio eleitoral em São Paulo não foi reconhecido pela Justiça Eleitoral.

Para deputado federal, foram espontaneamente lembrados por ao menos dez entrevistados Rosana Valle, Mourão, Paulo Alexandre Barbosa e Danilo Morgado; para a Assembleia Legislativa paulista, Caio França, Solange Freitas, Professor Kenny e Telma de Souza.

A região metropolitana da Baixada Santista conta com 1,4 milhão de eleitores aptos a votar em outubro próximo, dos quais 1,27 milhão nos sete municípios pesquisados. Até o registro na urna, muita discussão e reflexão ainda vai ocorrer, para que a decisão dos brasileiros seja tomada.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: