Nivelamento por Baixo diminui Desigualdade e aumenta Pobreza

Somente em janeiro e fevereiro deste ano 1,8 milhões de família entraram na pobreza extrema.
A relação que mede a desigualdade compara a renda média do 1% mais rico com os 10% mais pobres. A significativa queda de 16% na média do primeiro grupo e o aumento de oito reais no quarto de salário mínimo que os mais pobres conseguem ao mês fez o indicador cair de 99 para 81 vezes em dois anos.
Um péssimo resultado da pior equipe econômica da história do Brasil.
Como planteia o professor, fica a pergunta: em um cenário de juros e inflação elevados, como retomar o crescimento da economia em quantidade suficiente para que a renda dos mais pobres cresça rapidamente a dois salários mínimos atuais, sem prejuízo da recuperação salarial do topo da pirâmide laboral brasileira.

Blog Cidadania & Cultura

Daniel Mariani, Diana Yukari, Leonardo Vieceli (FSP, 24/04/22) fizeram repotragem sobre o tema do título.

Acrise gerada pela Covid-19e adisparadadainflaçãochegaram até o bolso dos trabalhadores com salários mais altos, que têm mais condições para enfrentar as dificuldades no cenário econômico.

Sinal disso é que arenda média do trabalhodo grupo 1% mais rico no país caiu 16,4%, em termos reais, desde o começo da pandemia.

Mesmo com a redução, o rendimento dessa parcela ainda é 80,9 vezes maior (R$ 26.899) do que o dos profissionais 10% mais pobres (R$ 332) na média.

As conclusões são de um levantamento da Folha a partir de microdados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

No quarto trimestre de 2019, antes da explosão da pandemia, a renda média do trabalho da fatia 1%…

Ver o post original 1.237 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “Nivelamento por Baixo diminui Desigualdade e aumenta Pobreza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: