Lygia Fagundes Telles

Lygia Fagundes Telles

Aos 103 anos completou a sua vida Lygia Fagundes Telles. Quantos contos, prêmios literários e traduções da obra dela para outros idiomas terá contabilizado a “grande dama da literatura nacional”?

Além das informações biográficas, a Hora do Povo destaca uma frase do seu discurso de posse na Academia Brasileira de Letras, em 1985:

Imaginai uma reunião na linha dos malditos, dos raros, daqueles que pelos caminhos mais inesperados escolheram a ruptura. Fora do tempo e ocupando o mesmo espaço estão todos em uma sala. É noite. Os gênios ignorados num país de memória curta, que parece preferir os mitos estrangeiros, como se estivéssemos ainda no século 17, sob o cativeiro do reino. Os mitos estrangeiros que continuam sim nos vampirizando. Nós já estamos quase esvaídos e ainda oferecemos a jugular no nosso melhor inglês, o vosso amor é uma honra para mim.

Também o Delirium Nerd conta a história ilustrada de Lygia, destacando sua “escrita revolucionária e a relevância literária”.

O portal vai além e resume cinco das histórias do livro Os Contos, textos que vão “do suspense ao romance e passam pela fragilidade das relações humanas e a condição de ser mulher na sociedade contemporânea”. Como observava Laís Fernandes, por ocasião do 96º aniversário da imortal, “os contos são envoltos por um realismo fantástico que permeia nossos pensamentos, causa indagações e promove interpretações variadas sobre um mesmo ponto – há sempre um mistério, algo nas sombras, um sentimento inquietante, pairando pelo ar”.

O Conto Brasileiro ousa mais: reúne dez peças de Lygia para o grande público experimentar.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: