Com informações de Cerilo Braga, em Memória São-Carlense



A implantação da USP em São Carlos começa no ano de 1948, com a criação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). No entanto, foram cinco os anos de “gestação” da escola, até a aula inaugural…
Há 69 anos, no dia 18 de abril de 1953, São Carlos vivia um daqueles momentos capazes de dividir a história em antes e depois. Naquele sábado histórico, o governador Lucas Nogueira Garcez – engenheiro que realizou seus primeiros estudos no Colégio Diocesano em São Carlos – proferiu no prédio da Casa d’Itália (atual CDCC) a aula inaugural da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Sim, a Universidade de São Paulo se instalava na pacata cidade do interior e isso já não era mais um sonho do deputado estadual Miguel Petrilli.
Na aula inaugural, o governador discorreu sobre “A Influência da Engenharia Sanitária no Progresso Nacional”. As aulas dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica tiveram início no dia 22 do mesmo mês de abril, dia em que foi fundado o órgão representante do corpo discente, o CAASO – Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira. O primeiro diretor da EESC foi Theodoreto de Arruda Souto, professor catedrático da Politécnica que permaneceria no cargo durante quinze anos.
As aulas da Engenharia Mecânica que frequentei entre 1978 e 1983 tiveram início um quarto de século antes, e seguem ministradas na nossa querida São Carlos. O CAASO que ajudei a dirigir tem exatamente a mesma idade que a Escola de Engenharia da USP, e segue representando os alunos dos campi sancarlenses até hoje, em alto e bom Ara-ara.