Quatro comestíveis com benefícios ao bem-estar humano

Cebola

Segundo a nutricionista Tatiana Zanin, em Tua Saúde, “a cebola é um vegetal popularmente utilizado para temperar vários alimentos e o seu nome científico é Allium cepa. Esse vegetal possui diversos benefícios para a saúde, pois possui propriedades antivirais, antifúngicas, antibacterianas, anti-inflamatórias, anticancerígenas, hipoglicemiantes e antioxidantes e, por isso, consumir cebola regularmente é uma ótima forma de manter a saúde do coração”.

Limão

Ela explica no portal sobre os benefícios do limão: “é uma fruta cítrica que, além de muita vitamina C, é um excelente antioxidante e rico em fibras solúveis que ajudam a diminuir o apetite e regular o intestino, sendo muito utilizado para temperar peixes, mariscos e frango. Além disso, a casca do limão e suas folhas contêm óleos essenciais que proporcionam o seu cheiro característico e podem ser usadas para fazer chá.

O limão recém colhido possui contém cerca de 55% da quantidade diária necessária de vitamina C, que atua como um poderoso antioxidante e ajuda a melhorar o sistema imunológico, evitando doenças como a gripe e os resfriados, além de conter outros componentes antioxidantes, como polifenóis, limonoides e ácido cafeico.”

Tatiana Zanin é nutricionista pela Unisantos (2001) e Universidade do Porto (Portugal)

Alho

Zanin também fala do alho, um bulbo “muito utilizado na cozinha para temperar e condimentar os alimentos, mas que também pode ser usado como um medicamento natural para complementar o tratamento de vários problemas de saúde, como infecções por fungos ou pressão alta, por exemplo.

Este alimento é rico em compostos sulfurados, especialmente alicina, que proporciona o cheiro característico do alho e que é um dos grandes responsáveis pelas suas propriedades funcionais.

Além disso, o alho também é rico em vários minerais que nutrem o organismo, como potássio, cálcio e magnésio.”

Mel

Mesmo recomendando moderação no consumo, a nutricionista informa que o mel tem muitos benefícios, pois “possui propriedades nutritivas e terapêuticas que trazem vários benefícios à saúde, já que é rico em antioxidantes, sendo capaz de proteger as células do envelhecimento precoce e regular os níveis de triglicerídeos e colesterol, diminuindo o risco e acúmulo de gordura nas artérias e o desenvolvimento de doenças cardíacas.”

Além disso, pode ser rico em antioxidantes, o mel ajuda a diminuir a pressão sanguínea, além de conter propriedades antimicrobianas, combatendo infecções causadas por fungos, vírus e bactérias e aliviando a dor de garganta e a tosse, por exemplo, e poder ser usado como adoçante natural.”

No Tua Saúde há muito mais sobre alimentação e, inclusive, vídeos explicativos sobre cada um dos alimentos desta matéria.

Matéria meramente ilustrativa, não substituindo orientação dos profissionais especialistas em saúde e nutrição.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: