Retrocesso Econômico: Custo-Neoliberalismo

Conforme informou um leitor de O Brasil e o mundo, não fosse o resultado paulista ligeiramente positivo em 2020, a queda teria sido superior a 7,5%. E poderia ter chegado a -9%, segundo os analistas, não tivesse sido majorado de 200 para 600 reais o auxílio emergencial do ano passado.
Note-se que o PIB chinês, por exemplo, avançou 2.3% em doze meses, “o pior resultado em 44 anos”, mas positivo e maior que o crescimento populacional do país asiático.

Blog Cidadania & Cultura

“O Brasil ultrapassou o Reino Unido e se tornou a 6ª maior economia do mundo, de acordo com dados do Centro de Economia e Pesquisa de Negócios (CEBR, em inglês), consultoria responsável pelos resultados. Devido à crise bancária de 2008 e à consequente recessão, pela primeira vez na história, a economia britânica foi ultrapassada por um país sul-americano no ranking das maiores economias do planeta”.

Esta foi a notícia publicada nos jornais inglesesThe GuardianeDaily Mail, no dia seguinte ao Natal no primeiro ano do governo Dilma. O topo da lista era ocupado pelos Estados Unidos, seguido por China, Japão, Alemanha e França.

Em 11/07/20, foi anunciado novamente o Brasil ter ultrapassado o Reino Unido. Desta feita, ele se tornouo segundo país com mais mortespor Covid-19 no mundo.

A maior contração anual do PIB (-4,1%), desde o início da série histórica do IBGE, iniciada em…

Ver o post original 1.255 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: