Retrocesso Econômico: Custo-Neoliberalismo

Conforme informou um leitor de O Brasil e o mundo, não fosse o resultado paulista ligeiramente positivo em 2020, a queda teria sido superior a 7,5%. E poderia ter chegado a -9%, segundo os analistas, não tivesse sido majorado de 200 para 600 reais o auxílio emergencial do ano passado.
Note-se que o PIB chinês, por exemplo, avançou 2.3% em doze meses, “o pior resultado em 44 anos”, mas positivo e maior que o crescimento populacional do país asiático.

Blog Cidadania & Cultura

“O Brasil ultrapassou o Reino Unido e se tornou a 6ª maior economia do mundo, de acordo com dados do Centro de Economia e Pesquisa de Negócios (CEBR, em inglês), consultoria responsável pelos resultados. Devido à crise bancária de 2008 e à consequente recessão, pela primeira vez na história, a economia britânica foi ultrapassada por um país sul-americano no ranking das maiores economias do planeta”.

Esta foi a notícia publicada nos jornais inglesesThe GuardianeDaily Mail, no dia seguinte ao Natal no primeiro ano do governo Dilma. O topo da lista era ocupado pelos Estados Unidos, seguido por China, Japão, Alemanha e França.

Em 11/07/20, foi anunciado novamente o Brasil ter ultrapassado o Reino Unido. Desta feita, ele se tornouo segundo país com mais mortespor Covid-19 no mundo.

A maior contração anual do PIB (-4,1%), desde o início da série histórica do IBGE, iniciada em…

Ver o post original 1.255 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: