Esperança de Vida em 2019

Fernando Nogueira da Costa provê súmulas sobre o Síntese dos Indicadores Sociais – uma análise das condições de vida da população brasileira, estudo divulgado pelo IBGE mês passado, sobre a realidade de 2019. Aqui, a melhor das notícias: estamos vivendo cada vez mais no Brasil. Ultraliberais enxergam o fato como fonte de problemas, que as relações econômicas de hoje não se mostram capazes de resolver. Daí as crescentes sobretaxas previdenciárias, inclusive sobre quem já se aposentou.
A mim, apontam-se mais 13 a 14 anos, meta que pretendo dobrar e dobrar, pois como diz o poeta, “ninguém quer a morte, só saúde e sorte”. E um Estado social que proveja a todos não só comida, mas também diversão e arte.
Nogueira também disseca os capítulos sobre educação e trabalho, mostrando discrepâncias entre segmentos sociais que minam a igualdade de oportunidades que o Brasil pode oferecer a seus filhos.

Blog Cidadania & Cultura

Uma pessoa nascida no Brasil em 2019 tinha expectativa de viver, em média, até os 76,6 anos. Isso representa um aumento de três meses em relação a 2018 (76,3 anos). A expectativa de vida dos homens passou de 72,8 para 73,1 anos e a das mulheres foi de 79,9 para 80,1 anos.

A probabilidade de um recém-nascido não completar o primeiro ano de vida era de 11,9 para cada mil nascimentos, ficando abaixo da taxa de 2018 (12,4). Essa caiu 91,9% desde 1940, quando chegava a 146,6 óbitos por mil nascimentos.

A mortalidade na infância (crianças menores de 5 anos) também declinou, de 14,4 por mil em 2018 para 14,0 por mil em 2019. Das crianças que vieram a falecer antes de completar os 5 anos de idade, 85,6% teriam a chance de morrer no primeiro ano de vida e 14,4% de vir a falecer entre 1 e 4 anos…

Ver o post original 1.439 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: