A crise financeira de Estados e Municípios

Após a conclusão, em Setembro de 2020, do nosso curso sobre o Dinheiro, sua história e a acumulação financeira, a Escola Nacional de Formação da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) traz José Carlos de Assis para tratar da situação fiscal subnacional.

Nas primeiras duas de quatro aulas, o professor, economista e doutor em engenharia Assis tratou dos conceitos de teto de gastos e responsabilidade fiscal e do sufocamento municipal e estadual pela esfera federal, prejudicadas na sua prestação de serviços públicos pela não transferência de R$ 1,38 trilhão da União para os Estados. A saída apontada passa por uma reforma tributária federativa e a mudança de paradigmas legais que permitam mais investimentos públicos, saúde e educação.

Dias 20 e 27 de Outubro acontecem as próximas aulas, sempre às 19 horas. Você pode, e merece, acompanha-las ao vivo no Canal da CTB.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “A crise financeira de Estados e Municípios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: